Francisco: ‘Paulo VI? Releio-o continuamente’

Publicado em 23/06/2013 | Categoria: Notícias |


Papa Paulo VI

Com a “grande inspiração” de Paulo VI a Igreja também hoje é chamada a dizer sim e a amar Deus e o homem, o homem de carne e a sair de sim mesma. É o que afirmou Papa Francisco, encontrando, na Basílica Vaticana, os participantes da Romaria diocesana de Bréscia, que chegaram a Roma por ocasião do Ano da Fé e pelo 50º aniversário da eleição ao Pontificado de Papa Paulo VI.

Um Papa, do qual, “confiou” Bergoglio, costuma ler e reler os discursos que fez em Manila e em Nazaré. E também espontaneamente, papa Francisco confidenciou que a Evangelii nuntiandi de Paulo VI seja “o maior documento pastoral que tenha sido escrito até agora”.

No discurso preparado e que leu, o Papa, após a saudação do bispo de Bréscia dom Luciano Monari, refletiu sobre Papa Montini a partir de “três elementos”: Paulo Vi “testemunha em anos difíceis”; o seu “amor pela Igreja, apaixonado e por toda a vida” e o seu “amor pelo homem”.

“Revelo-vos uma coisa – disse papa Francisco inserindo seus testemunhos pessoas entre as linhas do discurso aos peregrinos brescianos – este discurso em Manila e aquele em Nazaré foram para mim de uma particular força espiritual, me fizeram muito bem e eu volta a este discurso, volto, volto, porque me faz tanto bem ouvir a palavra de Paulo Vi, também hoje volto a estes discursos”.

E mais um testemunho pessoal espontâneo, em relação à “Evangelii nuntiandi”, papa Bergoglio comentou: “para mim é o maior documento pastoral que foi escrito até hoje”. Com relação ao amor que Montini sempre alimentou pela Igreja, o Papa perguntou: “amamos a igreja como mãe? A igreja nos manda em missão e nos faz sair de nos mesmos?”.

O grande pontífice bresciano, no pensamento de seu sucessor latino-americano, “também hoje nos ilumina neste mondo onde se nega o homem, onde se prefere caminhar pela estrada do agnosticismo, do pelagianismo, ou do ‘nada carne’: um Deus que não se assumiu a carne, ou do ‘nada Deus’, o homem super que se tornou Deus”. “Com Paulo VI – concluiu – podemos afirmar que a Igreja é a serva de Cristo, acredita em Cristo que se fez carne, e por isso acredita no homem, ama o homem, esta é a grande inspiração de Paulo VI”.

Fonte: Dom Total



Os comentários estão desativados.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione:
Endereço: Rua Albino Pereira, 600 -Grota – Niterói - RJ

Capela São Pedro:
Endereço: Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº - Jurujuba- Niterói - RJ