Igrejas orientais rezam juntas pela paz na Síria
Uma oração pela paz na Síria, pela libertação dos dois bispos de Aleppo sequestrados em abril de 2013 (mar Gregorios Yohanna Ibrahim, siro-ortodoxo, e Boulos Yazigi, greco-ortodoxo) e para pedir ao Senhor que “as Igrejas de Antioquia vivam juntas um testemunho comum de Cristo nesta região”: com esta finalidade, os patriarcas de Antioquia, a convite do patriarca Ignatius Aphrem II, participaram no último sábado de um encontro ecumênico realizado no encerramento do sínodo da Igreja Ortodoxa Síria em Maarrat Saidnaya, a 30 quilômetros de Damasco. Aceitaram o convite outros três patriarcas com o título de Antioquia: o greco-ortodoxo Yohanna X, o greco-católico Gregório III e o siro-católico Ignatius Youssef III.
Todos foram recebidos na catedral siro-ortodoxa dedicada aos Santos Pedro e Paulo e, após a oração ecumênica, participaram de uma reunião para discutir as situações de emergência vividas pelas comunidades cristãs do Oriente Médio.
No sábado à noite, junto com bispos e representantes de outras Igrejas, eles participaram de uma rememoração conjunta do “genocídio assírio”, cem anos após os massacres sistemáticos cometidos na Anatólia contra os cristãos sírios, assírios e caldeus por instigação do governo dos Jovens Turcos. O evento ecumênico aconteceu juntamente com a inauguração de um monumento próximo ao mosteiro siro-ortodoxo de Santo Efrém, também em Maarrat Saidnaya.
Fonte: Zenit