JMJ deixará de legado para a cidade do Rio oito novos postos de informações turísticas
Secretaria Municipal de Turismo/Riotur também preparou hotsite, aplicativo para smartphones, folheteria específica e sinalizaçãopara pedestres para o encontro
Com a realização da Jornada Mundial da Juventude, o Rio ganhará mais oito postos de informações turísticas, que serão incorporados definitivamente aos já existentes. Com isso, a cidade passará a contar com 17 postos para atender com conforto e qualidade aos visitantes. Para receber ainda melhor os turistas que chegam para o encontro católico, a Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Turismo/Riotur preparou também uma série de materiais informativos impressos, virtuais e de sinalização para pedestres.
Os novos postos que ficarão de legado da JMJ serão instalados na Lapa, Quinta da Boa Vista, Barra da Tijuca, Leblon, Urca, Ipanema, Centro de Tradições Nordestinas e Aeroporto Santos Dumont. Os turistas também vão poder continuar a se informar nos postos já existentes em Copacabana (altura da Rua Hilário de Gouveia), CIAT – Centro de Atendimento ao Turista (Av. Princesa Isabel), Centro, Gávea, Zona Portuária, Aterro do Flamengo, Rodoviária Novo Rio e Aeroporto Internacional do Galeão – Terminais I e II. Especialmente para a Jornada, a Riotur montará postos temporários no Sambódromo, na Central do Brasil, na Estação das Barcas Rio/Niterói, além de dois contêineres em Guaratiba.
Serão 100 agentes de informações bilíngues (inglês/português) nos postos de atendimento fixos e outros 75 agentes de informações espalhados pelas ruas de Copacabana e Barra de Guaratiba – locais de realização do evento – e nos principais pontos turísticos da cidade.
Nas ruas de Copacabana e de Guaratiba, nas estações de metrô de Copacabana, nos trens de Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz e nas duas principais estações do BRT para o evento, cariocas e turistas vão encontrar placas com orientações a respeito da localização e da melhor forma de se locomover até seu local de interesse. Cerca de 350 mobiliários urbanos e 600 galhardetes farão parte da sinalização de pedestres que também contemplará os 13 km de cada uma das rotas de peregrinação até o Campus Fidei, em Guaratiba.
O material informativo específico para o evento está inteiro em português, inglês e espanhol e pode ser encontrado, além dos postos de informação, em pontos de interesse turístico, como hotéis, albergues, museus, centro culturais e até em bares e restaurantes. Consiste na Revista Guia do Rio (300 mil exemplares com a programação cultural da cidade) e no Folder/Guia do Visitante JMJ (400 mil exemplares com informações úteis, mapas, mobilidade, eventos etc). Também serão distribuídos 90 mil exemplares do Caminhos da Fé – publicação em português, espanhol e inglês que reúne as mais importantes igrejas históricas da cidade. Além disso, o turista também tem a sua disposição as demais publicações fixas da Riotur, como o Mapa da Cidade.
No mundo virtual, o turista pode contar com a ajuda do hotsite trilingue www.rioguiaoficial.
– A experiência adquirida em mais um grande evento será de grande importância na preparação de uma estratégia bem sucedida de atendimento ao turista durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas. Além disso, é importante que esses eventos deixem legados. No caso do turismo, dobraremos os postos de informações da cidade. O que melhorará em muito a experiência do turista em no Rio – conclui o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Fonte: Ascom Riotur