JMJ Rio2013: a experiência de quem foi ao Rio
A Polônia, país-sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), deverá receber a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora apenas no próximo ano. Os símbolos serão entregues pelo Papa Francisco a uma comissão polonesa. A cerimônia está prevista para acontecer no Domingo de Ramos do próximo ano, em Roma.
A peregrinação pelo Brasil já se encerrou. De acordo com o diretor executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, o cronograma para a entrega dos símbolos a Roma está sendo definido Comitê Organizador Local (COL) com o núncio apostólico e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A data pode ser fechada ainda para o mês de agosto, segundo o Padre. Por enquanto, os símbolos estão em processo de restauração.
Durante 22 meses, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora percorreram mais de 250 dioceses no Brasil. De acordo com Padre Jefferson, cerca de 50 milhões de jovens e pessoas de todas as idades participaram da peregrinação dos símbolos. Foram 16 dias de pré-jornada no Rio de Janeiro.
O Padre Jefferson disse ainda que mais de 220 mil peregrinos brasileiros que estiveram na JMJ Rio2013 foram impulsionados a vir pela peregrinação dos símbolos em suas dioceses.
Mas sobre a presença dos jovens no Rio de Janeiro a experiência que eles viveram, eis o que nos disse Ana Neuceli, de Uberlândia, MG, que acompanhou um grupo de jovens. (SP-JMJ)
Fonte: Rádio Vaticano