Jogos Esportivos e Paraesportivos Rumo à Jornada Mundial da Juventude
Para dar o pontapé inicial ao maior evento direcionado aos jovens – a Jornada Mundial da Juventude, a GLP Marketing realiza os Jogos Esportivos e Paraesportivos Rumo à Jornada Mundial da Juventude. O torneio, que faz parte do calendário do evento católico, acontecerá nos dias 30 de junho, 7 e 14 de julho, na cidade de Niterói e conta com 4 modalidades esportivas: Handebol, Futebol Sete Society, Volta Ciclística e Corrida 5km. Além disso, os jogos ainda terão 3 modalidades Paraesportivas: Tênis de Mesa, Judô e Futebol Sete Society.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Elas devem ser feitas até o dia 27 de junho através do site www.jogosjmj.com.br. Qualquer pessoa pode se inscrever. Os jogos têm os objetivos de motivar e integrar socialmente os jovens, voluntários e toda a população do estado do Rio para a JMJ.
O campeonato têm os apoios das federações de Atletismo, Ciclismo, Triathlon e Futebol Society do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Niteroiense dos Deficientes Fisicos (Andef).
A abertura dos jogos acontecerá no dia 30 de junho, às 11h, no Auditório da Rede La Salle em Niterói, para convidados. A solenidade contará com a presença do Ministro do esporte, Aldo Rebello; do Secretário Nacional do esporte, Ricardo Cappelli; do Secretário Estadual de Esporte, André Luiz Lazaroni; do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; do Secretário de esportes de Niterói, Marcelo Bastos Ferreira; da Deputada Federal, Jandira Feghali; do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.
Após a solenidade, que dará inicio aos jogos rumo a JMJ, padre Omar, que é reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, fará um show com voz e violão.
Os primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus e medalhas. Já as equipes e competidores que tirarem o segundo e terceiro lugares, receberão medalhas, como premiação.
Modalidades:
Futebol Society Masculino
– Adulto (a partir de 18 anos).
– Sub 17 (de 15 a 17 anos).
Data das competições: 30 de junho, 07 e 14 de julho
Horário das competições: 08:00 às 18:00 (ambas as datas)
Local: Rede La Salle – Abel (Av. Roberto Silveira, 29 – Icaraí – Niterói – RJ) – Dias 30 de junho e 07 de julho.
Campo da Associação dos Amigos da Amendoeira (Avenida Visconde do Rio Branco n° 09, Centro – Niterói. Em frente à Prefeitura Municipal de Niterói – Superintendência de Obras) Dias 30 de junho e 14 de julho.
Handebol Masculino
– Infantil (nascidos entre 2000 e 2001).
– Infanto-juvenil (nascidos entre 1998 e 1999).
Datas das competições: 30 de junho e 07 de julho
Horário das competições: 08:00 às 18:00
Local: Rede La Salle – Abel (La Salle – Abel: Av. Roberto Silveira, 29 – Icaraí – Niterói – RJ)
Ciclismo
– Volta ciclística- livre para todo público (quaisquer idade e gênero)
Data da competição: 07 de julho
Local: Orla de Niterói – Charitas (Avenida Prefeito Silvio Picanço – Charitas – Niterói – RJ (Em frente ao Sundown Hotel))
Horário: 07:00 às 11:00
Corrida de 5 Km
– Livre para quaisquer idade e gênero.
Data: 14 de julho
Local: Orla de Niterói – Concha Acústica (Endereço: Avenida Cem, S/N° – Concha Acústica de Niterói – Centro – Niterói – RJ ) à Igreja São Judas Tadeu (Final da Praia de Icaraí).
Horário: 07:00 às 11:00
Jogos Paraesportivos – Modalidades
Tênis de Mesa
– Inscrição livre, independente de gênero e idade
Data: 14 de julho
Horário: A partir das 13:00
Local: Andef – Associação Niteroiense dos deficientes físicos (Estrada Velha de Maricá, 4830 – Rio do Ouro – Niterói – RJ)
– O tênis de mesa é um dos mais tradicionais esportes paraolímpicos. Nessa modalidade participam atletas dos sexos masculino e feminino, com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes.
Judô
– Competição para ambos os sexos
Data: 14 de julho
Horário: A partir das 13:00
Local: Andef – Associação Niteroiense dos deficientes físicos (Estrada Velha de Maricá, 4830 – Rio do Ouro – Niterói – RJ)
– Os atletas são divididos em três classes, que começam sempre com a letra B (blind, cego em inglês). Homens e mulheres têm o mesmo parâmetro de classificação.
• B1 – Deficiente visual total: de nenhuma percepção luminosa, em ambos os olhos até à percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão à qualquer distância ou direção.
• B2 – Lutadores que já têm a percepção de vultos. Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até à acuidade visual, de 2/60 ou campo visual inferior a 5 graus.
• B3 – Os lutadores conseguem definir imagens. Acuidade visual de 2/60 a 6/60 ou campo visual entre 5 e 20 graus.
Futebol
– Atletas do sexo masculino com idade mínima de 14 anos, e devidamente legalizados em seus clubes.
Data: 14 de julho
Horário: A partir das 11:00
Local: Andef – Associação Niteroiense dos deficientes físicos (Estrada Velha de Maricá, 4830 – Rio do Ouro – Niterói – RJ)
– Em 1978 surgiu o futebol de 7, para paralisados cerebrais. O futebol de sete é praticado por atletas do sexo masculino, com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA).
Fonte: Comunicação Jogos esportivos Rumo a JMJ