Maior evento ciclístico da América Latina comemora o Dia Mundial sem Carro no Rio
Secretaria de Transportes e a Federação de Ciclismo promovem evento no próximo domingo, com o objetivo de estimular a população a diminuir a utilização do automóvel
Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria Estadual de Transportes e a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro promovem no próximo domingo (22/09), às 9h, a 25ª edição do passeio ciclístico Um Dia sem Carro, no Aterro do Flamengo. O trajeto vai do início do Aterro do Flamengo até o Mourisco, na Praia de Botafogo. A expectativa é que 20 mil ciclistas participem do evento, que terá concentração no Monumento dos Pracinhas, às 8h.
O evento, que contará com a presença do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. Para facilitar o deslocamento dos participantes até o local, o MetrôRio criou uma espécie de passaporte especial. Na sexta-feira (20/9), os usuários poderão retirar um voucher (ida e volta) nas estações Saens Peña, Carioca, Siqueira Campos e Pavuna, para utilizar no domingo. A viagem sairá de graça para quem apresentar, no domingo, em qualquer estação, o cupom e um transporte alternativo (bicicleta, patins, skate ou patinete).
Os ciclistas também receberão uma atenção especial da CCR Barcas. A concessionária fará uma operação especial para o evento, na linha Praça XV – Praça Arariboia. Além das travessias a cada 30 minutos, previstas pela grade normal de horários, a empresa vai disponibilizar uma embarcação tradicional com 2 mil lugares para viagens extras, com os ciclistas que vão de Niterói para o Rio de Janeiro. O usuário só precisa adquirir o seu bilhete. Não é necessário pagar para levar a bicicleta.
Quem for utilizar os trens da SuperVia, pode embarcar com bicicletas em todas as 102 estações do sistema. Seis estações têm bicicletários gratuitos (Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna), que juntos oferecem mais de 4 mil vagas e que contam, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros.
Os 2.200 primeiros inscritos receberam uma bicicleta dobrável e um kit com camisa personalizada. As inscrições foram abertas no dia 20 de agosto e se esgotaram em um mês. Mas E ainda dá tempo de participar: basta chegar ao ponto de encontro com uma hora de antecedência e pagar R$ 5. Os participantes receberão a camisa do evento e concorrerão ao sorteio de 20 bicicletas Caloi 21 marchas.
Durante todo percurso, os ciclistas contarão com a segurança feita por 300 pessoas de apoio, cordão de isolamento, “caminhões vassoura”, que irão recolher e consertar as bicicletas com defeito, além de ambulâncias, ciclistas-médicos e distribuição de água.
Este é o quarto ano do passeio ciclístico no Rio de Janeiro, que tem como objetivo incentivar a população a usar menos o carro, contribuindo para desafogar o trânsito e reduzir os níveis de poluição do ar. Diariamente, as bicicletas são utilizadas em cerca de 650 mil deslocamentos na capital fluminense, a primeira no país a implantar ciclovias na malha urbana.
– Somos o quinto consumidor de bicicletas do mundo. Atualmente, existem mais de 80 milhões de veículos ativos no país. Só no Rio, o uso de bicicletas cresceu cinco vezes nos últimos 15 anos -, disse Claudio Santos, presidente da Federação de Ciclismo do RJ e organizador do evento.
Fonte: Secretaria Estadual de Transportes