Mais de 700 angolanos vão participar da JMJ no Brasil
Mais de 700 jovens de várias províncias angolanas vão participar na XXVIII edição das Jornadas Mundiais da Juventude Católica a decorrer na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, de 23 a 28 de Julho desse ano. A informação foi dada nessa quarta-feira (12) pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), padre Armando Pinho Alberto, tendo explicado que atividade marca o tradicional encontro entre o Santo Padre com jovens de todo mundo.
Neste ano, constatou, haverá um maior número de participantes angolanos no certame em relação às edições anteriores, devido ao fato de Angola estar em paz e ter consolidado as suas estruturas sociais, assim como o Brasil ser um país de língua portuguesa. De acordo com o responsável, a viagem da delegação nacional será feita em três fases, sendo que as caravanas partirão nos dias 13, 14 e 15 de julho, respectivamente, seguindo o itinerário Luanda/São Paulo/ Rio de Janeiro.
O padre, que falava à Angop, pediu aos participantes no sentido de encararem o evento como uma oportunidade de realizarem intercâmbio e renovação de fé e não como uma atividade de lazer. “Será também uma ocasião especial que marcará o primeiro encontro do papa Francisco com a juventude católica do mundo, desde a sua ascensão ao pontificado a 13 de março de 2013”, destacou.
Segundo o responsável, a coordenação do evento, a nível nacional, tem já criadas várias comissões que deverão preparar os atividades culturais, principalmente camisetas, com símbolos do país, visando uma melhor identificação dos integrantes da delegação de Angola. “A coordenação do Secretariado da Pastoral Juvenil da Igreja Católica tem igualmente contactos estabelecidos com o Ministério das Relações Exteriores e com as autoridades diplomáticas de Angola no Brasil no sentido de preparar a viagem e acolhida dos excursionistas”, aventou.
As jornadas, que tiveram início em 1984, na Argentina, constituem uma atividade instituída pelo papa João Paulo II, cujo objetivo é reunir os cristãos católicos, sobretudo jovens, com o Santo Padre. O evento ocorre de cada dois ou três anos, em diferentes cidades do mundo.
A última edição decorreu em 2011, na capital espanhola, Madri, onde participaram 190 países do mundo, entre os quais Angola, fazendo-se representar por uma delegação integrada por 515 jovens e encabeçada pelo bispo do Kwanza Norte e então presidente da Comissão da Juventude da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), dom Almeida Kanda.
Fonte: Dom Total