Mensagem do Santo Padre para o XXVII Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro de 2019)
«Recebeste gratuitamente, dai livremente» (Mt 10,8)
Caros irmãos e irmãs
«Recebeste gratuitamente, dai livremente» ( Mt 10, 8). Estas são as palavras pronunciadas por Jesus quando enviou os apóstolos para difundir o Evangelho, para que o seu Reino pudesse ser propagado através de gestos de amor gratuito.
Por ocasião da XXVII Jornada Mundial do Enfermo, que será celebrada solenemente em Calcutá, Índia, 11 de fevereiro 2019, a Igreja, Mãe de todos os seus filhos, especialmente os doentes, lembra que os gestos dom gratuito, como os do Bom Samaritano, eles são o caminho mais credível de evangelização. O cuidado do doente necessita profissionalismo e ternura, gestos livres, imediatos e simples como o carinho, através do qual você sente o outro que é “querido”.
A vida é um dom de Deus, e como São Paulo adverte: “O que você tem que você não recebeu?” ( 1 Cor 4: 7). Justamente por ser uma dádiva, a existência não pode ser considerada mera possessão ou propriedade privada, especialmente diante das conquistas da medicina e da biotecnologia que poderiam levar o homem a ceder à tentação da manipulação da “árvore da vida” ( veja Gênesis 3:24).
Na frente da sucata e da cultura da indiferença, gostaria de afirmar que o presente deve ser colocado como o paradigma para desafiar o individualismo ea fragmentação social contemporânea, para mover novos títulos e várias formas de cooperação humana entre povos e culturas. O diálogo, que é um pré-requisito para o presente, abre espaços relacionais para o crescimento e desenvolvimento humanos, capazes de quebrar os padrões consolidados do exercício do poder na sociedade. Doar não é identificado com o dom de dar, porque só pode ser dito como tal, se está se doando, não pode ser reduzido a uma mera transferência de uma propriedade ou de algum objeto. Difere de dar de presente porque contém o dom de si e supõe o desejo de estabelecer um vínculo. O presente é, portanto, em primeiro lugar o reconhecimento mútuo, qual é o caráter indispensável do laço social. No presente há um reflexo do amor de Deus, que culmina na encarnação do Filho Jesus e no derramamento do Espírito Santo.
Todo homem é pobre, necessitado e indigente. Quando nascemos, para viver é preciso o cuidado de nossos pais, e assim cada etapa e fase da vida de cada um de nós nunca vai se livrar completamente da necessidade e da ajuda dos outros, nunca será capaz de rasgar-se do limite de ‘ impotência na frente de alguém ou algo. Esta é também uma condição que caracteriza o nosso ser “criaturas”. O reconhecimento leal dessa verdade nos convida a permanecer humildes e corajosamente praticar a solidariedade como uma virtude indispensável da existência.
Essa consciência nos impele a uma prática responsável e responsável, em vista de um bem que é inseparavelmente pessoal e comum. Somente quando o homem se concebe não como um mundo em si mesmo, mas como alguém que, por sua própria natureza, está vinculado a todos os outros, originalmente sentido como “irmãos”, é uma praxe de solidariedade social baseada no bem comum. Não devemos ter medo de nos reconhecer como necessitados e incapazes de nos dar tudo o que precisamos, porque sozinhos e com nossa própria força não podemos superar nenhum limite. Não temamos este reconhecimento, porque o próprio Deus, em Jesus, inclinou-se (cf. Fl 2, 8) e se inclina sobre nós e nossa pobreza para nos ajudar e nos dar os bens que só nós nunca poderíamos ter.
Nesta ocasião da solene celebração na Índia, eu me lembro com alegria e admiração a figura da Beata Madre Teresa de Calcutá, um modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos pobres e os doentes. Como afirmei na ocasião de sua canonização “, Madre Teresa, ao longo de sua existência, tem sido generoso dispensador da misericórdia divina, tornando-se disponível para todos através da aceitação e defesa da vida humana, o nascituro eo abandonado e descartado. […] Ela se debruçou sobre as pessoas exaustas, deixou morrer na beira das ruas, reconhecendo a dignidade que Deus lhes havia dado; fêz sua voz ouvida aos poderosos da terra, para que eles reconhecessem suas faltas antes dos crimes […] da pobreza criados por eles mesmos. Para ela, a misericórdia era o “sal” que dava sabor a todas as suas obras, e a “luz” que iluminava a escuridão daqueles que não tinham mais lágrimas para chorar sua pobreza e sofrimento. Sua missão nos subúrbios das cidades e nas periferias existenciais permanece em nossos dias como um testemunho eloqüente da proximidade de Deus aos mais pobres dos pobres “(Homilia , 4 de setembro de 2016).
Santa Madre Teresa nos ajuda a entender que o único critério de ação deve ser o amor livre para todos, sem distinção de idioma, cultura, etnia ou religião. Seu exemplo continua nos guiando na abertura de horizontes de alegria e esperança para a humanidade que precisa de compreensão e ternura, especialmente para aqueles que sofrem.
A gratuidade humana é o fermento da ação dos voluntários que têm tanta importância no setor da saúde social e que vivem de maneira eloquente a espiritualidade do Bom Samaritano. Agradeço e encorajo todas as associações voluntárias que lidam com transporte e resgate de pacientes, aquelas que fornecem as doações de sangue, tecidos e órgãos. Uma área especial em que a sua presença expressa a atenção da Igreja é a de proteger os direitos dos doentes, especialmente aqueles que sofrem de doenças que requerem cuidados especiais, sem esquecer o campo da consciencialização e prevenção. Seus serviços voluntários em instalações de saúde e em casa são de fundamental importância, variando de assistência médica a apoio espiritual. Muitos doentes, solitários e idosos se beneficiam disso com fragilidades psíquicas e motoras. Exorto-vos a continuar a ser um sinal da presença da Igreja no mundo secularizado. O voluntário é um amigo desinteressado que pode confiar em pensamentos e emoções; através da escuta, cria as condições para que o paciente, enquanto objeto passivo de cuidado, se torne sujeito ativo e protagonista de uma relação de reciprocidade, capaz de recuperar a esperança, mais bem preparada para aceitar as terapias. O voluntariado comunica valores, comportamentos e estilos de vida que têm no centro o fermento da doação. É também assim que ocorre a humanização do cuidado. através da escuta, cria as condições para que o paciente, enquanto objeto passivo de cuidado, se torne sujeito ativo e protagonista de uma relação de reciprocidade, capaz de recuperar a esperança, mais bem preparada para aceitar as terapias. O voluntariado comunica valores, comportamentos e estilos de vida que têm no centro o fermento da doação. É também assim que ocorre a humanização do cuidado. através da escuta, cria as condições para que o paciente, enquanto objeto passivo de cuidado, se torne sujeito ativo e protagonista de uma relação de reciprocidade, capaz de recuperar a esperança, mais bem preparada para aceitar as terapias. O voluntariado comunica valores, comportamentos e estilos de vida que têm no centro o fermento da doação. É também assim que ocorre a humanização do cuidado.
O tamanho da gratuidade deve animar instalações de saúde, especialmente católicos, porque é a lógica do Evangelho para se qualificar seu trabalho, tanto nas áreas mais avançadas do mais desfavorecidos do mundo. As estruturas católicas são chamadas a expressar o sentido do dom, da gratuidade e da solidariedade, em resposta à lógica do lucro a todo custo, da doação à obtenção, da exploração que não olha para as pessoas.
Peço a todos, em vários níveis, que promovam a cultura da gratuidade e do presente, essenciais para superar a cultura do lucro e do desperdício. Instituições católicas de saúde não devem entrar em atividade, mas salvaguardar os cuidados pessoais em vez de ganhar. Sabemos que a saúde é relacional, depende da interação com os outros e precisa de confiança, amizade e solidariedade, é um bem que só pode ser desfrutado “na íntegra” se compartilhado. A alegria do dom gratuito é o indicador da saúde do cristão.
Confio-vos a Maria, Salus infirmorum . Você nos ajuda a compartilhar os dons recebidos no espírito de diálogo e de aceitação mútua, e viver como irmãos e irmãs atenta às necessidades de cada um, para saber como dar com um coração generoso, para aprender a alegria de serviço altruísta. Agradeço carinhosamente a todos a minha proximidade na oração e envio-lhe a Bênção Apostólica.
Vaticano, 25 de novembro de 2018
Solenidade de Nossa Senhora Jesus Cristo Rei do universo
FRANCESCO
Fonte: Vatican News