Missa da Quarta-feira de Cinzas e lançamento da CF
Canto de entrada
Com o coral cantando o Hino da CF 2012, o celebrante, Pe. Geraldo Majela, convidou os paroquianos a refletir sobre o sentido da quaresma: A Missa de quarta-feira de cinzas nos reúne para iniciar a caminhada quaresmal. Quarenta dias que nos separam da grande festa da Páscoa. Trilhando o caminho da conversão proposto pela Quaresma e pela Campanha da Fraternidade, que nos ajuda a refletir sobre a saúde pública.
Participação da Pastoral da Promoção da Saúde
Em seguida, a equipe da Pastoral da Promoção da Saúde, falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012: Que a Saúde se difunda sobre a terra e explicou o sentido do cartaz da CF.
O cartaz
Atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37). A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.
A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.
Leituras
Na abertura da quaresma, tempo favorável de conversão, as leituras nos fazem forte apelo para mudança de vida e nos convidam a intensificar as práticas de caridade, oração e jejum.
I Leitura (JL 2,12-18)
Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos,rasgai o vosso coração e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus…}
Salmo Responsorial 50(51)
Piedade , ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.
Criai em mim um coração que seja puro…}
II Leitura (2Cor 5, 20-6,2)
…Como colaboradores de Cristo,nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois Ele diz: “No momento favorável eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri”…}
Evangelho(Mateus 6,1-6.16-18)
“E o teu Pai, que vê o que está
escondido, te dará a recompensa”
Em sua homilia, o Pe. Majela falou que a quaresma é o início de um tempo em que somos convidados a vivermos uma vida de mais oração, jejum e esmola, tempo de muita reflexão, de penitência e conversão espiritual.
Oração
É preciso rezar sempre para termos intimidade com Deus e ganhar a sua amizade , benevolência e misericórdia.
Jejum
Faz bem para o corpo e para a alma, é um ato que nos premite a aproximação com Deus
Caridade
Na nossa paróquia, além do dízimo e as orfertas, temos os alimentos doados, que ajudam aos necessitados.
Há 49 anos a Igreja celebra junto com a quaresma, a Campanha da Fraternidade, para libertar as pessoas que precisam de auxílio temporal, para buscar o bem espiritual. Este ano a CF,tem como tema(a Fraternidade e a Saúde Pública e como lema) que a Saúde se difunda sobre a terra (e promover) a vida humana e fala da importância da pessoa estar bem, com saúde para viver como filha de Deus, com dignidade. E que tenhamos de fato tudo aquilo que precisamos para ter a saúde do corpo e da alma.
Preces da Assembléia
….Abençoai os que se dedicam pra que vosso povo tenha sempre mais saúde. Nós vos pedimos.
“Senhor, ouvir-nos e restaurai-nos!”
“Eis o mistério da Fé!”
Sacramento da Comunhão
A equipe da Liturgia promoveu uma dinânica sobre o tema e o lema da CF
Devemos sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades, a integração na comunidade e organizar este serviço nas comunidades que ainda não despertaram para esta exigência evangélica. Torna-se necessário difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, bem como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade. Temos de despertar, nas comunidades, a discussão sobre a realidade da saúde pública, levá-las ao acompanhamento da prática da cidadania no trato da causa pública e à exigência de qualificação dos gestores da área da saúde. Precisamos estimular e fortalecer a mobilização popular em defesa do SUS e de seu justo financiamento, orientando a comunidade sobre seus direitos e deveres em relação ao sistema de saúde como a participação nos espaços de controle, fiscalização e deliberação das políticas públicas de saúde.
Entendendo ser um anseio da população, especialmente da mais carente, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema da saúde refletindo sobre a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, mobilizando o espírito fraterno e comunitário das pessoas, na atenção aos enfermos e na busca por melhoria no sistema público de saúde.
Após essa reflexão, devemos buscar linhas de compromisso concreto e de ação para que este problema da saúde pública em nosso país mobilize pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas decorrentes desta cultura de morte presente na sociedade.
Sem passar a ações bem concretas na vida de cada pessoa mostrando a gravidade e a urgência da problemática da saúde pública e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário, toda boa intenção e todo bom discurso moral se tornam vazios.
E você? O que pode fazer pela saúde pública ao longo do ano?
Devemos sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades, a integração na comunidade e organizar este serviço nas comunidades que ainda não despertaram para esta exigência evangélica.
Sempre é tempo de celebrar a vida
Agradecendo a saúde dos aniversariantes
Cinzas
Em clima de silêncio, as cinzas foram aspergidas com água benta.
Pe. Majela falou também que ao recebermos as cinzas a Igreja nos convida a conversão:
“convertei-vos e crede no evangelho!”.