Mulher e transmissão de valores positivos
O Arcebispo da arquidiocese da Lunda Sul, Dom José Manuel Imbamba, considerou, nesta terça-feira, em Saurimo, a mulher como principal responsável na transmissão de valores positivos e consequentemente na mudança de mentalidade da sociedade.
Dom José Imbamba fez este pronunciamento quando tratava o tema “O papel da mulher no processo de educação e construção de valores sociais positivos na sociedade”, durante a conferência provincial sobre a força econômica da mulher, promovida pelo governo da Lunda Sul.
O arcebispo disse que a mulher deve continuar sendo principal promotora de valores morais, cívicos, éticos e culturais, insubstituível para a construção de uma sociedade com princípios.
Segundo o prelado católico, ao longo da história da humanidade, o papel da mulher no processo de construção e transmissão de valores, nem sempre foi reconhecido devido ao preconceito de varias ordem e a mentalidade cultural, filosófica e religiosa de cada época.
“A capacidade da mulher nunca devia ser posta em causa nem banalizada, sobretudo, nos sistemas matrimoniais, hoje por hoje, olhando ao nosso redor podemos constatar a energia que a mulher desprende na luta do dia-a-dia enquanto mãe agricultora, comerciante, operaria gestora, militar, educadora e religiosa”, realçou.
Disse que as virtudes cívicas, religiosas e morais, permitem ao cidadão ter um sentido de responsabilidade, justiça, honestidade, honradez e consciência moral.
Com duração de 3 dias, participaram na conferência, mulheres empresárias, vice-governadoras e administradoras municipais da região leste, diretoras províncias, bem como diretoras e administradoras de instituições bancarias.
No encontro foram abordadas, temas relacionados como a força econômica da mulher, fundamentos para a erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável, políticas públicas e desenvolvimento local sustentável, associativismo, género e força feminina, desafios da afirmação da mulher no atual contexto económico do país, entre outras questões.