Núncio na Síria: “Palavras do Papa mexem com a consciência de todos”
Damasco (RV) – O Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari, considera o apelo feito este domingo pelo Papa pela Síria como um chamado à consciência de todos, especialmente dos que detêm o poder.
Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Zenari comentou as palavras de Francisco no Angelus e a proposta de um dia de oração e jejum pela Síria:
Dom Zenari:– Trata-se de um apelo muito forte que foi feito nesses dias em que o mundo vive com apreensão. Ao mesmo tempo, é uma iniciativa oportuna que será apreciada também, sem dúvida, pelos muçulmanos, porque sabemos o quanto estimam a oração e o jejum. Eu diria que este discurso deve ser interpretado do início ao fim. O comentário mais belo está nas expressões do rosto do Santo Padre e os seus gestos. É um apelo dirigido a todos.
RV:– O Papa falou de “um juízo de Deus” e de um “juízo da História sobre as nossas ações, às quais ninguém pode se eximir”. Ou seja, um chamado à consciência de cada um…
Dom Zenari:– Essas palavras do Santo Padre realmente impressionaram. Sem dúvida, mexem com a consciência de todos e, sobretudo, dos que têm em mãos o destino do mundo e deste conflito.
RV:– Há ainda medo e tensão? Qual o clima neste momento?
Dom Zenari:– Direi de sim: a tensão é visível. Basta ver as pessoas que juntam as poucas coisas que têm e tentam leva-las a algum país aqui perto. Diria que este apelo do Papa constituirá uma luz, uma semente de esperança para todos.
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo a vigília de oração convocada pelo Papa na Praça S. Pedro no dia 7 de setembro.
Fonte: Rádio Vaticano