O ano da Fé: uma grande oportunidade para o mundo universitário
O Reitor da Universidade Europeia de Roma inaugurou o novo ano letivo indicando a filosofia e a teologia como conhecimentos úteis para o progresso
“O Ano da Fé se apresenta como uma grande oportunidade para o mundo universitário e, especialmente, para a nossa jovem universidade”. Foi o que disse o Padre Paolo Scarafoni, Reitor da Universidade Europeia de Roma, Quarta-feira, 14 de Novembro de 2012, na Cerimônia de Abertura do Ano Acadêmico 2012/2013 da Universidade Europeia de Roma (http://www.universitaeuropeadiroma.it/).
“Esta sua juventude – disse o reitor – permite-lhe compreender melhor a ligação entre conhecimento e realidade; aquela realidade que os jovens de hoje aspiram mudar, transformar cada vez mais graças ao conhecimento, mais do que com as tradições”.
Segundo o Padre Scarafoni “É um passo irreversível do ponto de vista antropológico, e as universidades jovens podem compreender melhor este grande desafio… Aumenta o nosso compromisso de trazer para o âmbito dos conhecimentos úteis para o progresso a filosofia e a teologia” porque – acrescentou – “há questões que superam os âmbitos puramente técnicos, para os quais é necessário encontrar respostas”.
Entre as iniciativas deste ano letivo, o reitor da UER indicou o encontro com o Santo Padre no primeiro dia de dezembro.
Além disso, no dia 20 de dezembro estudantes e professores foram convidados à Santa Maria Maior para homenagear a relíquia do Presépio preservada lá, “onde o Senhor se dignou entrar na nossa história e revelar-se a nós, e para celebrar a santa missa em preparação da festa do Natal às 15hs.”
“Naquela ocasião – confessou Pe. Scarafoni – celebrarei também o meu 25º aniversário de ordenação sacerdotal.”
Refletir sobre a tarefa da nova Evangelização
No mês de março de 2013 acontecerá o encontro das universidades católicas de Roma para refletir sobre a tarefa da nova Evangelização. Haverá também uma viagem para Jerusalém no mês de abril para a abertura do polo representando a Universidade Europeia de Roma em Notre Dame de Jerusalém, no centro histórico da cidade, perto dos lugares santos.
No mês de junho a Universidade Europeia de Roma vai acolher uma parte do grande Congresso Internacional dos professores universitários sobre o tema “As culturas diante de Deus. Desafios, pesquisas, perspectivas”.
Em Julho, uma delegação da UER vai participar do Congresso Mundial das Universidades Católicas que será realizado na Universidade católica de Minas Gerais, a maior universidade católica do mundo, no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
“Convido a todos – concluiu Pe. Scarafoni – a continuarem no esforço para desenvolver esta belíssima universidade católica. E com a autoridade a mim conferida pela lei declaro aberto o ano acadêmico 2012-2013, oitavo da fundação”.
(Trad.TS)
Fonte Zenit