“O Natal não é uma fábula! “
Papa encoraja a cultura do encontro e fala do Natal aos pequenos da Acção Católica: o Natal não é uma fábula!
Um encorajamento a favorecer sempre a “cultura do encontro” foi dirigido hoje pelo Papa Francisco, ao receber no Vaticano um número grupo de funcionários do Cerimonial Diplomático da República Italiana e também da Embaixada da Itália junto da Santa Sé. Agradecendo-lhes pelo ajuda que (disse) prestam ao seu ministério, o Papa Francisco observou que todo o trabalho destes funcionários diplomáticos tem como objectivo fazer com que os Representantes dos países, assim como das Organizações e Instituições Internacionais se possam encontrar no modo mais profícuo. Um serviço muito importante!
“O aspecto propriamente cerimonial, o mais visível, é finalizado àquilo que não aparece, ou seja, o incremento de relações positivas, baseadas no conhecimento recíproco, no respeito, na busca comum de caminhos de desenvolvimento e de paz”.
No caso específico da Itália – observou ainda o Papa – há que considerar que a nação é conhecida no mundo como sinónimo de cultura, de arte, de civilização. É neste contexto que os funcionários diplomáticos italianos hão-de dar também o seu contributo para a cultura do encontro, para que tal património seja valorizado para o bem comum daquela que Paulo VI chamava a civilização do amor.
O Santo Padre recebeu também, nesta sexta de manhã um grupo de adolescentes da Acção Católica Italiana. O Papa convidou-os a viverem o Natal como a festa da presença de Deus que vem até ao meio de nós para nos salvar.
“O nascimento de Jesus não é uma fábula, é uma história que aconteceu mesmo, em Belém, há dois mil anos. A fé faz-nos reconhecer naquele Menino, nascido da Virgem Maria, o verdadeira Filho de Deus, que se fez homem por nosso amor”.
“Este Menino mostra a fidelidade e a ternura do amor ilimitado com que Deus nos circunda. É por isso que fazemos a festa do Natal”.
Fonte; Rádio Vaticano