Papa vai a presídio lavar os pés de detentos
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (3) que o Papa Papa Francisco vai presidir à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés” na prisão de Velletri, Roma, a 18 de abril.
A celebração, com início marcado para as 16h30 locais, vai contar com a participação de detidos, agentes policiais e pessoal civil da instituição.
Trata-se da quinta vez que Francisco dedica a celebração da tarde de Quinta-feira Santa aos presos, depois de 2018, 2017, 2015 e 2013, tendo lavado os pés a pessoas de várias nacionalidades e confissões religiosas, nessas cerimônias.
Em 2016, o pontífice argentino lavou os pés a refugiados no centro de acolhimento de requerentes de asilo de Castelnuovo di Porto, a cerca de 30 quilômetros a norte do Vaticano, que recebe sobretudo jovens refugiados.
Já em 2014, a cerimônia de Quinta-feira Santa foi no Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, na periferia de Roma.
A Igreja Católica começa a celebrar o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, na qual se repete o gesto do ‘lava-pés’, desde 2016 com mudanças introduzidas pelo Papa que permitem a participação de mulheres.
Francisco decidiu modificar a rubrica do Missal Romano relativa ao lava-pés de Quinta-feira Santa, estabelecendo que a participação no rito não seja limitada só aos homens e rapazes.
Fonte: Site Dom Total/ Ecclesia