Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial
Com o tema Pastoral de Conjunto: uma meta para construir a unidade na Paróquia, no dia 28 de julho, foi realizada na Paróquia São Francisco Xavier uma assembleia para o aprofundamento do sentido da Pastoral de Conjunto, que “não é uma nova pastoral a ser implantada na comunidade. Trata-se de uma mentalidade, um espírito que norteia a ação evangelizadora da Igreja. Nasceu na trilha de renovação eclesial efetuada pelo Concílio Vaticano II, a partir da compreensão de que a Igreja é uma rede de comunidades de irmãos e irmãs, cuja ação pastoral se dá de forma global, orgânica e articulada.”(texto retirado do material usado na Assembleia).
Adesão
O número de presença superou as expectativas, participaram 163 pessoas ligadas às diversas pastorais, movimentos e capelas da Paróquia São Francisco Xavier.
Oração, o melhor começo
A Assembleia iniciou às 8 horas com a leitura do Evangelho feita pelo Diácono Alnir: 1Cor, 12 – 12:31, seguida de canto para invocação do Espírito Santo.
Acolhida
O Pe. Jô e membros da Pastoral da Música acolheram e animaram os participantes da assembleia.
Apresentação do Conteúdo da Pastoral de Conjunto
Além do aprendizado do sentido e valores da Pastoral de Conjunto, com conteúdo apresentado pelo Pe. Josumar, o Encontro teve também momentos de louvor, animados pela pastoral da música, um delicioso almoço, com a oportunidade das pessoas se conhecerem melhor e uma dinâmica , com os participantes divididos em grupo por dimensões e setores, para a reflexão de duas perguntas importantes para alcançar o objetivo da Assembleia :a construção da unidade na paróquia.
1) Como podemos caminhar com a dimensão pastoral?
2) Como podemos estreitar os laços entre as nossas pastorais e movimentos de modo a expressar a pastoral de conjunto em nossa Paróquia ?
O Padre Josumar fala sobre o objetivo da assembleia:
A convocação da Assembleia paroquial que se realizou no dia 28 de julho deste ano de 2012 visava criar uma maior integração entre as pastorais, movimentos e ministérios e estabelecer o alicerce da estrutura pastoral calcada numa espiritualidade de comunhão.
Na verdade não criamos ou produzimos nada de novo. A pastoral de conjunto é fruto de uma mentalidade, de um espírito que norteia a ação evangelizadora da Igreja. E é a partir desta concepção que queremos produzir a novidade em nossa ação pastoral, desmontando os esquemas internos de competição e concorrência, fugindo do subjetivismo e do espontaneismo e criando novas alternativas mais abrangentes para a evangelização.
Nossa grande meta no momento é a de continuar fomentando esta mentalidade, especialmente através da formação permanente dos agentes de pastoral, o que favorecerá enormemente a integração e oferecerá um serviço pastoral de qualidade.
Outro grande desafio será o de envolver toda comunidade. Numa sociedade voltada para o consumismo individualista temos cada vez mais dificuldades para estabelecer laços de participação, solidariedade e partilha. Portanto, nesse trabalho de integração devemos buscar ampliar sempre mais as parcerias com outras pastorais, movimentos, associações, grupos… Para isso, precisamos formar e renovar a comunidade a fim de que todos se sintam corresponsáveis.
Sabemos que iniciamos um processo que acontece de forma lenta, é penoso e às vezes pode nos dar a impressão de que seja inútil. No entanto, este processo já tem seu fundamento na fé que nos une a Jesus, o verdadeiro promotor da Unidade. E se acreditamos na força do Reino agindo nos corações e no seio da comunidade, teremos a coragem de seguir em frente, vislumbrando que, no início mais ínfimo (a semente de mostarda), já existe um enorme potencial de transformação.
Depoimentos
Perguntados sobre qual era a expectativa sobre Assembleia, alguns paroquianos, membros das pastorais , movimentos e capelas, falaram sobre o tema:
Lucília, Pastoral do Dízimo: Na realidade a primeira ideia nasceu em março, em uma reunião da pastoral do dízimo, de realizar um movimento de conscientização da importância de ser dizimista, mas com o andar da carruagem, para não ficar fechado no assunto dízimo, o pe. Jô ampliou a ideia, para um encontro para pensar e apresentar a Pastoral de Conjunto, já que ele queria melhorar a união entre os membros das diversas pastorais, movimentos e capelas da nossa Paróquia. A assembleia foi bem divulgada e teve boa aceitação. Trabalhamos com muito entusiasmo para este encontro. Esperamos a adesão de todos.
Débora, Ministra da Eucaristia: – espero o esclarecimento das metas da Paróquia, que tudo fique mais de acordo com o que a Igreja deseja, isto é, a unidade de todas as pastorais, movimentos e capelas.
Cristiano, da Pastoral da Liturgia: – a expectiva é principalmente o crescimento da participação das pessoas. Acredito que todos tendo consciência e conhecimento melhor do que se trata a Pastoral de Conjunto, que é o grande motivador do encontro de hoje, passam a ter a plena consciência da importância deste trabalho.
Não é para cada um ficar mais ficar trabalhando com a sua pastoral , como se fosse uma ilha dentro da Igreja. Na verdade a Pastoral de Conjunto serve exatamente para isso, para interagir. São muitos movimentos, muitas ovelhas e o pastor é um só , o principal motivo deste encontro é unir essas ovelhas, que seguem o mesmo pastor , mas estão dispersas. È mostrar para todo mundo que trabalhar unido é melhor.
Cristiano falou também da dinâmica do encontro
– Ela tem base no que foi proposto pela diocese, que já foi visto no encontro diocesano que participei em 31 de março, representando a Paróquia. É um projeto que era para ter sido iniciado em 2010, e que agora o dom Francisco está empenhado que vá adiante.
Fernando, do Movimento Fé e Vida : – a minha expectativa é muito grande , exatamente porque sinto que a Pastoral de Conjunto já está madura, pronta para nascer, a gravidez já completou seu ciclo. Tanto que quando nós fizemos o nosso planejamento paroquial , após a Assembleia de Aparecida, a Pastoral de Conjunto sempre foi muito bem votada , mas ela nunca foi assumida realmente como prioridade. Agora chegou a hora de assumirmos a Pastoral de Conjunto como a grande prioridade da nossa Paróquia, considerando que somos discípulos missionários e , como discípulos missionários, nós não podemos estar dispersos. Temos muitas forças na Paróquia , e essas forças muitas vezes atuam de maneira dispersa, significando que a gente gasta energia muitas vezes com acessórios e o essencial, talvez, esteja ficando de lado: o Reino.
Henrique, da Pastoral da Juventude , falou que estava gostanto muito da assembléia e espera que o objetivo seja alcançado, a união.
Henrique falou também da sua participação no ” Preparai o Caminho”, evento preparatório para a JMJ de 2013, que aconteceu no Maracanazinho, nos dias 27,28 e 29 de julho. Ele foi representando a PJ e a Pascom.
Pascom: O que vc achou do evento “Preprarai o Caminho” ?
Henrique :– o evento foi muito bonito, deu para perceber o trabalho e o envolvimento de todos: os seminaristas, os padres, os voluntários, tudo muito bem feito. A Canção nova participando, transmitindo o evento em três línguas, mostrando que foi muito bem preparado .
Pascom: Você acha que o Brasil vai deixar a desejar ? Os jovens já estão assumindo a JMJ 2013?
Henrique:– Não achamos que vamos deixar a desejar em relação a JMJ de Madrid, porque a cara do Brasil é ser um povo acolhedor e está sendo um trabalho bem preparado, os jovens estão envolvidos. Será um evento muito maneiro com a interação de todos os povo. Estamos trabalhando com muita alegria e com muita vontade de acertar e acolher os jovens do mundo inteiro.
Em seguida foi realizada a plenária para apresentar as respostas/compromissos, às duas perguntas.
Apresentação sobre o sentido maior do dízimo
Na ocasião, também foi aprofundado o sentido maior do dízimo, com o padre Jô falando sobre a semana do dízimo na Paróquia . Teve também a exibição de vídeo e uma apresentação sobre a pastoral do dízimo, feita pelo mais novo membro da equipe, Luiz Carlos.
O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP)
Aproveitando a presença de muitos membros das pastorais, movimentos e capelas de nossa Paróquia, o padre Josumar apresentou os membros do Conselho Paroquial de Pastoral.
O encontro terminou às 15 horas, com todos rezando o Pai Nosso de mãos dadas e recebendo a benção.
Veja mais fotos