“Passaporte da Cidadania” abençoado
O Arcebispo Metropolitano e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), Dom Orani João Tempesta, abençoou, na terça-feira, 2 de abril, às 19h30, o ônibus do “Passaporte da Cidadania”, na Praça Serzedelo Correia, em frente à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana. O projeto desse veículo solidário, que tem o objetivo de atender crianças e adolescentes que precisam de ajuda — principalmente em relação à dependência química — está no escopo dos objetivos de legado social a ser deixado pela JMJ.
Com a meta de, ao longo de dois anos, atender 200 crianças e adolescentes pobres que vivem ou circulam pelas ruas, dando atenção especial aos usuários de crack, a ideia é proporcionar aos jovens em situação de risco a oportunidade de serem reintegrados à sociedade por um trabalho que foque também acolhimento, amor e educação.
O ônibus itinerante começará o trabalho por Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Embora a organização vá avaliar, de acordo com a necessidade de cada região, o tempo de permanência do veículo para o trabalho, a previsão é de que, neste primeiro bairro, sejam 30 dias de atividades.
O ônibus
O ônibus, que em seu visual apresenta caricatura do cartunista Ziraldo, que cedeu sua obra, é dividido em espaço para filmes, jogos, leitura e acesso à internet, disponibilizando dez computadores. Todo o trabalho no interior do veículo será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por cinco profissionais que darão sequência à missão das entidades responsáveis pela busca de menores nas ruas.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ciência e Tecnologia, Mútua dos Magistrados, Loterj, Rio Inclui, Wilson Sons e entidades da Igreja, como Instituição São Martinho e
Instituto AMAR.
O projeto ainda inclui a possibilidade de haver debates sobre assuntos relacionados à vida dos jovens, na tenda que será montada em frente ao veículo.
* Fotos: Pastoral do Menor
Fonte: Arquidiocese do RJ