Pastoral do Batismo
Batismo é proporcionar redenção, salvação, abrir fronteiras individuais para a obtenção da graça santificante. Essa graça, dom gratuito de Deus, é extensiva a todos os seres humanos e independe de qualquer denominação criada pelo homem.
Seguindo a trajetória da nossa Igreja, que promove o batismo desde a sua criação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, alicerçada nos dons a ela concedidos pelo Espírito Santo; a Pastoral do Batismo está firmemente empenhada na missão ordenada por Nosso Senhor Jesus Cristo “Ide e batizai a todas as criaturas” e sempre a postos para receber e ouvir os pais e os escolhidos para padrinhos, orientando-os para a consecução da missão divina.
Utiliza plantões de atendimento onde avalia e dá solução a todos os que nos procuram, ministra Encontro de Preparação para o batismo, acolhe e acompanha no dia do batismo.
O SACRAMENTO DO BATISMO
A palavra sacramento significa sinal.
Sinal do quê?
Sinal do amor de Deus para com a humanidade.
Apesar de nos afastarmos continuamente de nosso Criador, através do pecado. O Senhor e Nosso Deus pela sua imensa misericórdia deseja nos salvar.
Por isso, para nos revelar a si próprio, mandou ao nosso encontro o seu grande Sinal, Jesus Cristo, Nosso Salvador e Redentor, Sacramento do Pai.
Assim sendo, os Sacramentos não são somente sinais, eles são o próprio Deus presente nesses sinais.
O Batismo, junto com a eucaristia e confirmação ou crisma, formam os chamados sacramentos da iniciação cristã.
O Sacramento do Batismo dá ao batizado a condição de morrer para o pecado, e viver na vida nova trazida por Jesus Cristo. Neste sacramento somos marcados com o selo de Deus. Sua marca indelével vem e permanece em nós para sempre.
O Sacramento do Batismo apaga as marcas do pecado original e suas consequências, habilitando-nos, a vivermos a vida nova trazida por Cristo.
Infelizmente muita gente batiza seus filhos porque sempre foi assim; batiza-os por tradição, achando que seja um gesto milagroso, que irá resolver todos os problemas presentes e futuros. Mas quem assim o faz, não esta descobrindo de verdade o valor desse sacramento.
Porque devemos batizar?
– Para a nossa salvação;
– Para apagar o pecado original;
– Porque é um caminho para se tornar filho de Deus de verdade;
– Ser seguidor de Cristo em seu projeto do Reino de Deus neste mundo;
– Para ser membro da Igreja, que é o Cristo.
Símbolos do Batismo
A água: Simboliza a vida. Pela água Deus nos transmite a vida divina.
A Vela: Acende-se no círio pascal, que representa Jesus ressuscitado. Simboliza a união do batizado com Jesus Cristo.
O óleo: Unge-se o peito do batizando com o óleo dos catecúmenos, antes que a criança seja batizada. Depois de batizada, unge-se sua cabeça com o óleo da crisma. O óleo é símbolo de força, resistência e missão na messe do Senhor.
A veste branca: Simboliza a vitória. Pelo batismo, nós somos vencedores do mal, do pecado e da morte, ou seja, ressuscitamos com Cristo para uma nova vida.
Responsabilidade dos pais e padrinhos
- Aos pais é confiada a continuação do projeto de bondade divina, sejam os primeiros que vivem anunciando a bondade de Deus.
- Aos padrinhos, se exige que renunciem ao pecado e a todas as formas de mal, anunciando a fé na Trindade, em nome da qual o novo ser é batizado.
Conclusão
Assim concluímos que o Sacramento do Batismo nos aponta para a nossa missão de iniciados na fé cristã e seguidores de Jesus que nos revela ao Pai.
Clique nos links para imprimir:
Mais informações:
José Marcos do Nascimento (jugabis@uol.com.br)