Projeto Candelária
Projeto Candelária
Meninos Cantores de Bordeaux, França
Alexis Duffaure, regente
3 de julho de 2013, quarta-feira, às 18h30m
O coral nasceu no Colégio Marianista Sainte Marie Grand Lebrun, em Bordeaux, no ano de 1875, e, em 1948 passou a se chamar Les petits Chanteurs à la Croix d’Azur (Pequenos Cantores da Cruz Azul).
O grande escritor François Mauriac figurou entre os seus coralistas mais famosos.
Em 1971, o coral foi a base para a fundação da Capela Musical de Bordeaux, à qual em 2004 veio se somar o “Coral das Meninas de Bordeaux”. Em 1989, recebe o nome atual de “Pequenos Cantores de Bordeaux” passando a receber meninos de toda a cidade. Em setembro de 2009 foi aberta uma extensão no colégio Sainte Marie Grand Lebrun na qual os alunos, a partir do segundo ano, estudam 3 horas de música por semana, além dos horários de ensaio. Nestas aulas aprendem solfejo, história da música, canto, análise, etc, preparando-se assim para a vida de coralistas e músicos.
Os pequenos cantores de Bordeaux fazem regularmente concertos na cidade e na região, além de já terem feito muitas tournées em países europeus. Cantam também nas missas e celebrações da Catedral, e em casamentos.
Sua divisa é Semear a alegria
Os Pequenos Cantores de Bordeaux querem manter na Aquitânia (Região francesa cuja capital é Bordeaux) a tradição dos Corais de meninos das Catedrais, formação rara em nossos dias, mas que foi o berço da música ocidental, à frente das grandes Catedrais e Mosteiros.
Obras de Mozart, Elgar, Folclore Brasileiro, Couperin e outros.
Fonte: Comunica-Irmandade do SS. S. da Candelaria comunica@candelaria.com.br – Rildo Costa