PROJETO ORIONITA CONCORRE A PRÊMIO DA ONU
O projeto Orionita, Casa da Juventude, da paróquia São Francisco Xavier, foi indicado para concorrer a uma competição internacional promovido pela ONU, chamado “Resolution Fellowship”. Dos 300 jovens delegados da Assembleia da Juventude, 120 foram indicados para a competição e apenas os 6 vencedores receberão apoio e patrocínio.
Em 2017, o único brasileiro a participar será Raphael Costa, que dirige a Casa da Juventude, projeto que busca promover a cidadania dos jovens das comunidades através da educação. “Nossa proposta é criar uma rede de ações educacionais, como pré-vestibular, salas de estudos, curso de idiomas e reforço escolar, para a partir daí acompanhar estes jovens na elaboração dos seus projetos de vida, para que sejam protagonistas de suas vidas e líderes comunitários”, afirma Raphael.
O processo seletivo começou há 2 semana e, após chegar o convite para participar do competição, a equipe da Casa da Juventude enviou o projeto por escrito. A expectativa agora é que o projeto passe para a semi-final, e Raphael possa apresenta-lo melhor pessoalmente na ONU.
Em Junho, Raphael recebeu convite para representar o Brasil na Assembleia da Juventude, que ocorre todo ano em Nova York, por conta da sua atuação em pastorais sociais e projetos de inclusão social que desenvolve no Estado do Rio de Janeiro, além do serviço missionário que exerce em Moçambique, na África. Raphael ainda é presidente do Conselho Municipal de Juventude e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude.
Reconhecimento
Desde que recebeu a carta convite da ONU para representar o Brasil na Assembleia da Juventude, ele vem recebendo várias mensagens de incentivo pelo grupo do WhatsApp, da Paróquia São Francisco Xavier, de Niterói.
Na bagagem, toda nossa torcida e admiração
Raphael embarcou para os EUA, no último sábado, dia 5, levando na bagagem toda a nossa admiração e torcida para que o projeto seja abraçado pela ONU.
Ele agradeceu as várias manifestações de reconhecimento pelo seu serviço pastoral e de incentivo para o sucesso desta nova missão:
– Muito obrigado pelo carinho e apoio pessoal! Estarei lá em nome das pastorais sociais do nosso Estado do RJ, e será uma oportunidade para conseguirmos apoio e parcerias, portanto, conto com a oração de todos para que Deus me ilumine nesta missão, e eu seja porta-voz do Evangelho. “Só a caridade salvará o mundo”, como dizia Dom Orione!
Que São Luiz Orione e São Francisco Xavier o acompanhe e interceda por esta missão!