Reflexão e preparação para a reconciliação
Caro leitor, a paz.
A partir de hoje, durante o período quaresmal, sempre as sextas-feiras, publicaremos textos do Pe. Bruno Rodrigues, para “ajudar a fazer uma reflexão sobre o tempo forte que vivemos e os compromissos que somos chamados a construir nas agitações cotidianas!”
Para continuarmos publicando, gostaríamos de saber se o texto está contribuindo para a sua caminhada no período quaresmal. Para isso, basta fazer um comentário no formulário que fica abaixo do texto.
Agradecemos a sua participação.
Pascom
Leia o texto:
Reflexão e preparação para a reconciliação
Neste tempo quaresmal faz-se necessário convocar do profundo do nosso ser a consciência. Então, quando ela nos responder devemos deixa-la falar, até porque, há muito a dizer. E se a sua voz nos parecer severa, é melhor escutá-la pra valer.
“O que você possui que não tenha recebido como dom?” “O que tem ao seu redor dado aos outros e à vida?” “Aonde vai?” “Como se conduz?” “Quando pensa em melhorar?” As perguntas são diferentes e muitas.
Cada um sabe aquilo que a consciência pode revelar. Cada um sabe aquilo que a consciência esconde no silêncio. Recordações e remorsos trabalham no segredo mais profundo e numa tarde a voz da consciência se faz mais grave e precisa. Toda a nossa existência passa a ressurgir da sombra com os anos perdidos e as horas iluminadas. Vemos os nortes da vida, as marcas e as quedas. E é chegado o momento de realizar no plano da existência diária a experiência espiritual adquirida. Tudo, porém, se dará após nos tornarmos senhores do nosso profundo, e daí, progrediremos com maior segurança rumo a meta estabelecida. E se por muitos anos a consciência se calou, ou nós a impusemos o silêncio para não escutá-la, ou fechamos os nossos ouvidos por medo de sua voz, deixemos agora que ela nos fale e nos indique o caminho.
A consciência é a melhor companheira na caminhada da vida. Mas, antes de cantar o “Glória”, necessita entoar o “Miserere”.
Boa empreitada!
Pe. Bruno Rodrigues.
Saiba um pouco sobre o Padre Bruno:
Chegado a puco à nossa Paróquia São Francisco Xavier, Pe. Bruno Rodrigues não poderia fugir a tradição dos mineiros em nossa Comunidade Paroquial. Filho da cidade de Mercês, ingressou na Obra Dom Orione em 1999 no Seminário Dom Carlo Sterpi – Belo Horizonte. Viveu sua formação religiosa e presbiteral passando por Brasilia/DF e Itapipoca/CE, Caucaia/CE e Roma. Nos últimos três anos estava como Pároco na Paróquia São Vicente de Paulo em Caucaia no Ceará e também, auxiliava na formação dos jovens religiosos estudantes de filosofia. O Pe. Bruno vem para somar forças na missão paroquial e dar continuidade aos estudos teológicos – mestrado em teologia sistemática pastoral.
Seja Bem Vindo Pe. Bruno!
Neste tempo quaresmal, cada leitura e reflexão bíblica nos chamam atenção para avaliação de nossa vida apostólica no convívio social. Todo o chamado para ouvir, ver e agir traduzido em gestos de amor, misericórdia e fraternidade. A voz de nossa consciência clama por ver como Jesus via a todos e cada um;a amar como Jesus amou; a viver como Ele viveu. Este é nosso grande sonho! Esta é nossa grande esperança! Perguntemos à voz do nosso coração: A quem iremos, Senhor? Só Tu tens Palavra de vida eterna? Complemento sua sábia reflexão com uma oração retirada do livro Ousar o Evangelho (ENS 2014) pag. 24
Pelo cuidado dos outros
Ensina-nos, Senhor,
a cuidar dos outros
A estar atento àquele que sofre
e que nunca vemos..
Dá-nos um coração
que saiba escutar e amar como Teu.
Pe. Bruno,continue a nos indicar a Palavra de Deus que nos faz ser mais humanos. Sua bênção. Neise(Mesc)
Muito estimulante esse espaço de reflexão aberto no nosso espaço de comunicação.
Obrigada Pe. Bruno