Relíquia de Joao Paulo II chega ao Brasil e será exibida em missa
Santuário da Medalha Milagrosa e Hospital São Vicente de Paulo serão os primeiros a receber relíquia do beato, que ficará em exposição durante a missa deste domingo
Às vésperas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santuário da Medalha Milagrosa e Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, se preparam para receber a relíquia de ex-Papa João Paulo II que pela primeira vez estará no Brasil. A relíquia ex-sanguinis são gotas de sangue do religioso, preservadas em um recipiente de prata, e a esfinge do pontífice, que somente podem circular com a presença de um cardeal do vaticano nomeado pelo Papa atual. Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos (PCL), órgão responsável pela organização da JMJ no Vaticano, será o responsável pelo transporte da relíquia, que será exposta à população em missa celebrada, por ele próprio, na manhã do dia 7 de julho, no Santuário da Medalha Milagrosa, situado no mesmo terreno do Hospital.
Além da relíquia de João Paulo II, os símbolos da JMJ, que são a Cruz Sagrada e o ícone de Nossa Senhora, também farão parte da cerimônia. Eles chegarão em carro aberto do Corpo de Bombeiros e ficarão expostos em missa celebrada pelo cardeal Rylko às 10h30. Após a missa, os símbolos da JMJ subirão, em cortejo, a colina que leva ao Hospital. O trajeto, que contará com a presença da banda de música do Corpo dos Fuzileiros Navais e deve durar cerca de uma hora, poderá ser acompanhado pelos fiéis, em procissão.
“Estamos em festa por sermos um dos escolhidos para receber as relíquias e os símbolos sagrados da JMJ. Planejamos dois momentos nesse dia: a Missa, momento solene de Ação de Graças para que todos os fiéis possam ter acesso aos símbolos e a relíquia, e o encontro dentro do hospital, destinado somente aos nossos pacientes internados”, explica Irmã Marinete Tibério, diretora executiva do Hospital São Vicente de Paulo.
Para receber um público estimado de 3 mil pessoas, a direção do Hospital e da Associação São Vicente de Paulo (responsável pelo Santuário) criaram uma infraestrutura especial. Além de segurança reforçada e remanejamento no fluxo de veículos, foram disponibilizados banheiros químicos e praça de alimentação. Para os fiéis que quiserem levar uma recordação para casa, a lojinha do Santuário ficará aberta durante todo o evento. O Hospital São Vicente de Paulo e o Santuário da Medalha Milagrosa ficam na Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca.
Roteiro
10h30 – Chegada dos Símbolos da JMJ ao Santuário da Medalha Milagrosa e da Relíquia Ex-Sanguinis do Beato João Paulo II e Missa Solene presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko, do Vaticano.
12h30 – Saída dos símbolos do Santuário, em procissão, em direção ao Hospital
12h45 – no HSVP, apresentação de músicas Sacras de exaltação da Santa Cruz – Coral Pastoral da Saúde do Hospital – evento restrito a pacientes
13h00 – Momento de Oração com as Irmãs do Hospital São Vicente de Paulo – evento restrito a pacientes
13h20 – Cerimônia de Encerramento – com saída dos símbolos em carro aberto do Corpo de Bombeiros
Fonte: SB Comunicação – Assessoria de Imprensa