Santuário Digital é apresentado durante reunião do Conselho Permanente da CNBB
A primeira fase do projeto “Santuário Digital” foi apresentada durante a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida de 8 a 10 de março, na sede da entidade, em Brasília (DF). O projeto é uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUC Minas, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).
O Santuário Digital é uma plataforma que reúne banco de dados, aplicativos, mapas, textos, fotos e vídeos para armazenamento e divulgação dos bens naturais e culturais que estão sob o cuidado e gestão da Igreja Católica no Brasil. É uma iniciativa inspirada na Carta Circular de 1999, sobre os Bens Culturais das Igrejas e nas orientações da Encíclica Laudato Si do papa Francisco, sobre os Cuidados da Casa Comum.
Segundo o assessor da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, Josimar Azevedo, a ideia do Santuário é oferecer uma resposta para a Igreja nas suas demandas em relação aos bens culturais. “A gente sabe que a Igreja tem uma riqueza muito grande, a diversidade, a pluralidade dos bens é grande. Muitos desses bens culturais são patrimônios da cultura brasileira, são patrimônios da humanidade, então eles precisam de uma política e também de ações e promoções, então o Santuário Digital é uma ferramenta tecnológica que vai tentar produzir e reunir informações desses bens”, explica.
A plataforma também disponibiliza aplicativos, como o “Próximo da Piedade”. Desenvolvido pelo professor da PUC de Minas, Sandro Laudares, o aplicativo ajuda o usuário a chegar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais, por meio de recursos de geolocalização. O ‘app’ também disponibiliza informações sobre o Caminha da Piedade.
De acordo com o professor, o aplicativo está totalmente interligado com o portal do Santuário. “O Próximo da Piedade é bastante interativo, pois além de traçar uma rota de como chegar ao Santuário, o aplicativo também lê o QR Code e disponibiliza informações sobre os bens culturais”, ressalta.
O Santuário Digital também é um projeto do Plano Pastoral do Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura da arquidiocese de Belo Horizonte. Sua conclusão está prevista para julho deste ano.
Clique aqui e acesse o portal do Santuário.
Fonte: CNBB