Série Caminho Quaresmal – 4º texto
Caro leitor, a paz.
Dando continuidade a série de textos para ajudar na caminhada quaresmal, publicamos nesta sexta, o quarto texto do Pe. Bruno Rodrigues, da Série Caminho Quaresmal.
Após a leitura orante, esperamos receber o seu comentário, no formulário no final deste post, que será o nosso termômetro para as próximas publicações.
Boa reflexão!
Um itinerário a ser concluído…
Muitas pessoas não sabem que festejamos o domingo por ser o dia da Ressurreição. Talvez poucos saibam que Cristo retornará sobre a terra, em dia de domingo, para a Páscoa da inteira humanidade, quando o Anjo será o juiz do Apocalipse. E chegará, novamente, do Oriente.
A Semana Santa renovou a ordem do mundo, apresentando-nos o itinerário de Jesus Cristo e a vontade do Pai, nele construída.
Domingo de Ramos: entrada triunfal de Jesus em Jerusalém entre o povo que o aclama Filho de Davi. O Redentor chora por Jerusalém e anuncia: “Eu sou a luz…” A tarde, Jesus recebe acolhida em Betânia junto dos amigos Lázaro, Marta e Maria.
Segunda Santa: Jesus sai de Betânia e retorna à Jerusalém. Caminhando, encontra a Figueira sem frutos e a amaldiçoa, e passando o dia a ensinar a multidão e a expulsar os mercadores do Templo, mais uma vez é acolhido em Betânia.
Terça Santa: Jesus volta à Jerusalém, a este dia pertencem o “dai a Cezar o que é de Cezar”, o óbolo da viúva, a profecia sobre a destruição do Templo e o Juízo final, a defesa sobre a Ressurreição.
Quarta Santa: Traição de Judas que vende Jesus por trinta moedas de prata.
Quinta Santa e Sexta Santa: A última Ceia e o Sacrifício do Gólgota. O Sangue do cálice e o Sangue da cruz. O amor que para sempre se doa e a dor divina que resgata a culpa da humanidade. A nutrição das almas que tendem ao céu e o sacrifício do Cordeiro de Deus que lava todos os pecados do mundo.
Para sua leitura orante, veja os textos anteriores da Série Caminho Quaresmal
> Reflexão e preparação para a reconciliação
> Oração: Um Diálogo espontâneo e Simples
> “Que tua ressurreição.Ó Jesus. Comunique a sua grandeza a nosso homem espiritual.”