Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Niterói

Publicado em 18/06/2014 | Categoria: Notícias |


Destaque-Corpus-Christi-2014-300x102Na quinta-feira, 19 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem “Sua” lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

 >> Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

>> No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

>> Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Niterói

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, presidirá as Celebrações Eucarísticas de Corpus Christi, no dia 19 de junho, em São Gonçalo e Niterói.

Vicariato São Gonçalo e Alcântara – Neste ano, a confecção dos tapetes em São Gonçalo, será no dia 18 de junho, por volta das 22h. Já no dia 19, data em que se comemora a solenidade de Corpus Christi. Os gonçalenses irão se concentrar na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante, às 07h e em seguida começará a Santa Missa, às 08h. A Matriz fica na Alameda Pio XII, nº 86, no Centro.

De acordo com a assessoria de comunicação de Corpus Christi em São Gonçalo, aproximadamente 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, estarão à disposição da equipe, além das 50 toneladas de sal, que serão utilizadas na confecção dos 241 tapetes que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Os fiéis irão percorrer aproximadamente 1,5 Km, até chegar ao SESI onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Ainda segundo a assessoria do evento as pessoas principalmente as idosas e crianças que vierem a participar da Solenidade de Corpus Christi estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados, caso façam uso de alguma medicação.

Vicariato Niterói – A confecção dos tapetes, acontece na Av. Amaral Peixoto, que está localizada, no centro da cidade. Os trabalhos de confecção começarão às 07h, com previsão de terminar às 12h. As paróquias do Vicariato Niterói contarão com 20 toneladas de sal, além de pó de café, serragem e xadrez.

Os tapetes estarão expostos para a visitação a partir das 13h, e terão até às 15h, para tirar fotos e conhecer a criatividade das equipes envolvidas no evento. Logo após a visitação, participarão do louvor. Em seguida, iniciará a Celebração Eucarística, presidida Dom José Francisco Rezende Dias, a partir das 16h, num palco montado, no início da Av. Amaral Peixoto. Já a procissão, começará após a Santa Missa, com a benção do Santíssimo Sacramento, no término da cerimônia litúrgica.

Vicariato Lagos Serão preparados tapetes nos seguintes municípios: Cabo Frio (Missa as 17hs), São Pedro da Aldeia, Araruama, Unamar.

Vicariato Oceânico Será celebrada uma Missa em cada Paróquia.

Vicariato RuralSerão preparados tapetes em Itaboraí, com missa às 16hs no centro da cidade.

Fonte: Arquidiocese de Niterói



Os comentários estão desativados.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione:
Endereço: Rua Albino Pereira, 600 -Grota – Niterói - RJ

Capela São Pedro:
Endereço: Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº - Jurujuba- Niterói - RJ