Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a festa do pão e da partilha.
Hoje, 26, desde muito cedo, paroquianos participaram da confecção dos tradicionais tapetes para a procissão de Corpus Christi, na Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, onde às 16 horas foi celebrada a Solene Santa Missa.
Missa na Igreja Matriz
Na Igreja Matriz de São Francisco Xavier, a missa foi às 9h30m, celebrada pelo padre Magno, onde fizemos memória da última ceia de Jesus com os discípulos, “quando deixou-nos como testamento o dom da entrega de sua vida nos sinais do pão e do vinho”.
Em sua homilia o padre Magno enfatizou o amor de Deus pela humanidade
Trechos da Homilia
“A liturgia de hoje nos convida a meditar o Amor de Deus pela humanidade. Em Cristo, ele deixa seu corpo e seu sangue como sinais visíveis de sua presença entre nós. Se fez um de nós para revelar o rosto divino de Deus, assim, revelando para o mundo o rosto humano de Deus. Celebramos este mistério da fé, que no pão e no vinho está a Sua presença.
Deus sempre acompanhou o ser humano. Se revelou através de Abraão, Issac e Jacó e, em Jesus Cristo, se plenificou. Jesus vem do Pai sem deixar a sua majestade e seu poder. Assume a condição humana, menos no pecado, tudo por Amor. Quando Deus se manifesta em Jesus, se plenifica o amor d’Ele pela humanidade.
Isto É o meu corpo . Isto É o meu sangue: é assim, mediante a nossa fé que a Eucaristia nos alimenta na caminhada, na certeza de que Deus nos ama e permanece junto de nós. Pão e vinho que nos santifica na nossa caminhada diária, assim como o maná no povo, no deserto. Receber a Eucaristia é fazer acontecer Deus a cada momento da nossa vida. É viver este mistério”.
A benção final foi com o Santíssimo
Bendito seja Deus. / Bentito seja seu santo nome. / Bentito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. / Bentito seja o nome de Jesus. / Bendito seja o seu sacratíssimo coração. / Bendito seja o seu preciosíssimo sangue. / Bendito seja Jesus no santíssimo sacramento do altar. / Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. / Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima. / Bentida seja a sua santa imaculada conceição. / Bendita seja a sua gloriosa assunção. / Bentido seja o nome de Maria, virgem e mãe./ Bendito seja são José, seu castíssimo esposo. / Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.
A comunidade paroquial foi presenteada
Os paroquianos foram presenteados com uma linda imagem de Jesus crucificado, talhada em madeira, obra de um artesão de São João Del Rei.
A imagem foi colocada na parede externa, na entrada da Igreja Matriz, onde todos juntos rezamos o Pai Nosso. Foi um momento de muita emoção, com muitas pessoas tocando na imagem e fazendo orações, que certamente será mais um local onde poderemos manifestar a nossa fé.
Agradecemos ao nosso pároco este presente tão significativo, que estando na parte externa da Matriz, complementa a estética religiosa da Igreja, que tem no altar um quadro do Cristo Ressuscitado, que só foi registrado pelo artista, porque antes Cristo passou pela Cruz.
Veja aqui a galeria com as fotos da celebração