Viagem do Papa ao Rio em vias de definição final
A comitiva que avalia as propostas para a agenda do Papa Francisco no Brasil prosseguiu sua missão na tarde de quinta-feira, 25, com visitas ao Palácio Guanabara, Copacabana e Campus Fidei, em Guaratiba. A delegação é formada pelo responsável pelas viagens internacionais do Papa Francisco, Alberto Gasbarri, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, diretores da JMJ Rio2013 e representantes das três esferas de governo.
No Palácio Guanabara, uma reunião tratou do ato protocolar para recepcionar o Santo Padre. Em Copacabana e Guaratiba, foram feitas análises técnicas para utilização dos espaços.
Durante a manhã, a comitiva passou pelas comunidades de Mangueira, Tuiuti, Jacarézinho, Mandela, Varginha e outras comunidades do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte, para avaliar a viabilidade da visita do Papa; além da Quinta da Boa Vista, um dos pontos turísticos da cidade, que sediará a Feira Vocacional da JMJ Rio2013; e do Palácio da Cidade, que pode receber um encontro do Papa com esportistas.
Gasbarri chegou ao Rio de Janeiro, terça-feira, 23. A viagem ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
No primeiro dia ele participou de reuniões reservadas com Dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim e no auditório da Arquidiocese.
De tarde visitou a Base Aérea do Galeão e o hotel Golden Tulip, em Copacabana. Ele confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por Dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa.
Na quarta-feira 24, ele esteve em Aparecida (SP) e, também, visitou as instalações do Centro de Estudos do Sumaré, uma das possíveis residências do Sumo Pontífice durante a JMJ Rio2013, e o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, antigo Venerável Ordem Terceira (VOT). A visita do Papa a um hospital foi sugerida ao Vaticano e está sendo estudada.
Fonte: Rádio Vaticano